quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Cor Da Romã (Sayat Nova, 1968)





"Biografia do poeta e trovador arménio do século XVIII Sayat Nova, na singular abordagem pictórica de Paradjanov. "Sayat Nova é Paradjanov como Andrei Roubliov era Tarkovski. A primeira legenda do filme, um verso de Sayat Nova ''Eu sou aquele cuja alma está atormentada'' é uma legenda que se aplica também à personalidade de Paradjanov."




Bom, Paradjanov é um dos meus diretores favoritos, achei esse filme fenomenal, beleza pura, uma viagem louca pelos costumes da Armênia medieval regada a muito simbolismo. Filmaço.





Torrent e Legenda (encontrei o torrent no mankingoff, postado por kerouac, as legendas são do Movimento de Cinema Livre)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cremator (Spalovac mrtvol, 1968)







"Karl Kopfrkingl (Rudolf Hrusínský) trabalha num crematório para sustentar sua família. Tendo uma visão espiritual da vida, ele tem um choque quando reencontra um velho amigo que agora é simpático aos nazistas."






Poucos filmes tem uma atmosfera tão sombria quanto a desse filme, o tema é espetacular, a atuação do ator principal é fora do comúm, é simplesmente imposível não se impressionar com essa maravilhosa obra, humor negro, crítica, surrealismo tudo isso bem presente. IMPERDÍVEL.




domingo, 26 de abril de 2009

Jubilee (1978)








"A Rainha Elizabeth I faz com que seu astrólogo John Dee evoque o anjo Ariel, que promete lhe revelar a sombra de seu tempo, transportando-a para a Inglaterra do futuro. Em um país onde a lei e a ordem foram absolvidas, a Rainha observa a gangue liderada por Bod, a sua imagem no espelho, que mora com Amyl Nitrate, o piromanóaco Mad, a atriz obcecada por sexo Crabs, os irmãos amantes Sphinx e Angel, a artista Viv e a babá francesa Chaos."







E agora, meu preferido filme de Derek Jarman considerado o Godard punk, prncipalmente por essa obra ae, realizada no auge do movimento punk inglês, então pra quem estava esperando ansiosamente os filmes do Jarman pintarem por aqui, ae está um bom começo, um filme Punk Rock do começo ao fim.




O Sétimo Selo (Det Sjunde Inseglet, 1957)








"Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca."




Muitos acham o filmes do Bergman chatice, eu não concordo com isso, há muitos filmes dele que me impressionam bastante, e o sétimo selo é o meu preferido dentre esses, afinal aqui também é o lugar de filmes que abordam os temas de caráter fantástico. Então divirtam-se ae que esse filme é maravilhoso.


Plano 9 do espaço sideral (Plan 9 from Outer Space, 1959)






"Uma dupla de alienígenas que estava irritada com as "estúpidas mentes" do planeta Terra faz sua base em um cemitério da Califórnia, pois planejavam através do "Plano 9", que se refere a um eletrodo de longa distância que é colocado nas glândulas pineal e pituitária dos mortos, criar um exército de zumbis que marchassem para conquistar as capitais do mundo. O fato de ressuscitarem só três mortos não os desencoraja. Jeff Trent (Gregory Walcott), um piloto de uma linha aérea que vive perto do cemitério precisa salvar Paula (Mona McKinnon), sua mulher, destes seres."






Plano 9 do espaço sideral é considerado por muitos o primeiro filme trash da história, e não é por menos, há coisas realmente coisas muito toscas (porém que não abalam a diversão que o filme proporciona), no filme de Ed Wood, que era um malandro de primeira, só o fato de ter trocado de ator durante as filmegens quando o Bela Lugosi morreu, ja da pra sacar que o Ed abre mão de tudo menos de seu filme.



sexta-feira, 24 de abril de 2009

Irreversível (Irreversible, 2002)






"O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam."





O mais famoso filme do bom diretor Gaspar Noé, não acho o melhor dele mas de fato é um filme interessante, com uma das cenas que vem se tornando cada vez mais clássica que é o estupro da personagem de Monica Belluci.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A Cidade das Almas Perdidas (Hyôryû-gai, 2000)






"O japonês-brasileiro Mario (Teah) e a cabeleireira chinêsa Kei (Michele Reis) são amantes. Kei está perto de ser deportada. O plano dele então é conseguir passaportes para fugirem clandestinos em um navio rumo a um país estrangeiro. Junto de sua namorada, Mario tenta roubar dinheiro da máfia, só que ao invés disso ele obtém cocaína, que depois vende. Mas Kei é capturada pela Yakuza e ele terá de salva-la."




Mais um filme do japonês insano Takashi Miike, um bom filme sobre yakuzas e brasileiros no japão, e atenção para a luta de galinhas a la matrix.




segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sub-Humano (1/2 Mensch, 1986)









"Em 1985, os alemães do Einstürzende Neubauten foram se apresentar em Tóquio. O cineasta Sogo Ishii, aproveitou a deixa e resolveu fazer um filme com a banda. O nome da obra nascida do encontro é Halber Mensch, que significa meio-humano, sub-humano. Não é um documentário, nem uma compilação de clipes e muito menos um musical: é um filme não-narrativo e coeso que mescla apresentações ao vivo, cenas bizarras e até um número de butô - espécie de "teatro-dança" - moderno."





Sogo Ishii um dos mais conceituados diretores da onda cinematográfica cyber punk realizada esse filme que mistura música, barulho, bizarrice, teatro e dança. Não é um filme magnífico admito, porém não posso deixar de confessar que é bastante diferente, e sem legendas porque praticamente não diálogos apenas músicas. E acredito que seja um VHS-Rip.





Os olhos da cidade são meus (Angustia, 1987)







"John (Michael Lerner) é funcionário de uma clínica de oftalmologia, mas acaba perdendo o emprego por causa de sua incompetência profissional. Ele vive sob os domínios de sua estranha mãe, uma velha psicótica e vingativa, que o hipnotiza e ordena que saia pelas ruas coletando olhos humanos. Todos os olhos da cidade serão nossos, ela profetiza. A partir daí, mergulhamos num delirante estudo sobre o poder hipnótico do cinema, quando a violência nas telas confunde-se com acontecimentos da vida real. O aclamado cineasta espanhol Bigas Luna é conhecido por seus dramas eróticos, como As Idades de Lulu (1990) e Ovos de Ouro (1993), mas aqui aparece com sua única contribuição ao cinema de horror, um filme único e perturbador. O destaque fica para o desempenho de Zelda Rubinstein, que ficou mais conhecida como a anã paranormal de Poltergeist, o Fenômeno (1982), um dos grandes clássicos modernos do gênero. Os Olhos da Cidade São Meus foi premiado nos prestigiosos festivais de Avoriaz e Bruxelas."



Continuando a minha jornada imunda, ae vai um filme de terror não muito convencional do diretor Bigas Luna, é realmente uma viagem bem louca essa obra.



sexta-feira, 17 de abril de 2009

Female Trouble (1974)







"John Waters engrandece o conceito de "Problemas Femininos", nesse tributo aos melodramas de drive-in sobre "delinqüência juvenil". A mocinha da história, claro, é Divine, ícone cult, musa travesti de John Waters. Divine está sensacional como a adolescente, que foge da casa para uma vida de prazeres libertinos, tudo porque ela não ganhou seu sapato de "chá-chá-chá", no Natal. Na fuga, ela é molestada por um vil motorista (que também é interpretado por Divine - essa é a idéia de "amor a si mesmo" de Waters?). No entanto, ela não deixa que a maternidade interfira nos seus planos de estrelato e se transforma em uma bizarra apresentadora de um espetáculo apocalíptico. O quarto filme de Waters, continuação do grande hit Pink Flamingos, é cinematograficamente similar, porém, mais primitivo, alegremente vulgar e totalmente subversivo."






Mais uma dedada na xoxota da sociedade americana, em mais um filme da linda parceria entre Divine e John Waters. O filme segue a mesma linha de contra-cultura que o filme anterior de Waters apresenta, o imoralíssimo Pink Flamnigos, com personagens bizarros e insanos que não deixam de aparecer em todos os momentos do filme, e é claro Divine sempre mais que divina.






Legenda (Apesar de estar hospedada como se fosse em Potuguês de Portugal, ela está em PT do Brasil, acho que porque antes já existia uma legenda em pt-br para o filme com créditos do blog wurdulak, porém confesso que nunca vi uma legenda tão mal traduzida como a que foi desponibilizada anteriormente lá, creditada a esse blog ae, essa que desponibilizo está bem legalzinha, aproveitem.)



quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Bandido da Luz Vermelha (1968)





"Um assaltante misterioso usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Apelidado pela imprensa de "O Bandido da Luz Vermelha", traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. Debochado e cínico, este filme se transformou num dos marcos do cinema marginal."




Que tal um pouco mais de cinema marginal, e agora sem sombra de dúvida o maior ícone do gênero. Rogério Sganzerla promove uma das mais ácidas críticas ao sistema de valores do Brasil da década de 1960, dechando da família, do Estado e das relações sociais mesquinhas durante o regime ditatorial. Ao meu ver um filme mais que obrigatório.




terça-feira, 14 de abril de 2009

Trash (1970)






"Em "Trash" Joe mora com Holly, um travesti, e eles vivem a catar lixo (móveis velhos, roupas, aparelhos domésticos...), sendo que tudo o que Joe pensa é em se drogar.O filme é basicamente criado por meio do improviso dos atores que interpretavam a si mesmos, com situações absurdas e impressionantes, às vezes também repugnantes pela tamanha realidade com que as cenas foram filmadas. Mas, na verdade, o filme é uma grande comédia sem pretensão, orçamento ou acabamento, totalmente aos modos da época e do grupo a qual pertenciam (Factory). Não é um filme cult ou uma obra intelectual, apesar de existir uma relevância social, não era essa a intenção principal dos criadores. Enfim, é um filme divertido, mas é melhor assistirem e tirarem suas próprias conclusões."




Mais com um filme com Joe D'Alessandro, agora num trabalho de Paul Morrisey e Andy Warhol, como a sinopse diz não é um filme tão cult assim, porém é um filme que diverte é algo bem típico de sua época de realização mesmo, um filme altamente podre que nos remete aos anos da chamada "Blank Generation".




segunda-feira, 13 de abril de 2009

Nowhere (1997)







"O diretor definiu o filme como Barrados no Baile em ácido e como apocalipse adolescente. Um grupo de garotos e garotas de Los Angeles tentam resolver seus problemas e suas vidas, mas muita coisa acontece: rapto por alieníginas, viagens alucinógenas, desentendimentos entre namorados, experiências bissexuais, ciúmes, violência, suicídio, mortes estranhas, estupro por uma celebridade da TV. E tudo isso num único dia, antes da grande festa do ano."



Quando comecei a assistir disse "pronto, mais um filme tosco que reproduz os aspectos da juventude "nem vai nem vêm" americana que já tô de saco cheio de assistir", mas no decorrer do filme fui percebendo que a intenção do diretor não era bem essa, há situações muito bizarras e gore que tornam o filme uma maravilha (o calangão gigante é perfeito rsrs), indico a todos esse filme que realmente diverte.



AVISO IMPORTANTÍSSIMO (editado em 14/04/2009) : O Cynicozilla e os amantes do bizarro, fantástico e bom cinema precisam de sua ajuda.
Bom sabemos que para desfrutarmos melhor dos filmes que gostamos e admiramos tanto, precisamos da legenda em português para os mesmos. Dessa forma estamos indicando ae ao lado "Os filmes do cão ainda sem legendas", que são filmes que gostaríamos muitos de assistir e consequentemente postar aqui para que outras pessoas também possam ter acesso a eles, porém são filmes que se encontram somente com legendas em inglês, espanhol e outros idiomas necessitando de legendas em português. Assim você que entende legal outros idiomas como espanhol e PRINCIPALMENTE INGLÊS e tenha desponibilidade para traduzir as legendas, nós estamos desponibilizando aqui um torrent com o filme (é só clicar na imagem para abrir a página com o torrent do filme), e um link com as legendas existentes (copie e cole o link, para abrir a página no open subtitles) para que possa servir de base para a tradução (tentaremos desponibizar sempre uma legenda em inglês e outra em espanhol, se não existir em espanhol deixamos somente a em inglês), caso se interesse em ajudar nosso "cinema faça você mesmo". E um bom programa que pode te ajudar é o Subtitle Workshop. Programa fácil de mexer e com vários tutoriais por ae, onde você pode ir substituindo as legendas de uma língua para outra enquanto assiste ao filme, além de outros recursos como o de sincronizar as legendas com o filme, caso estejam fora de sincronia. (Mas se você somente traduzir já é mais que suficiente, pode me mandar que eu faço a sincronia.)
- Se você decidiu traduzir ou se tiver achado uma legenda em português em algum site dos filmes indicados, seja do do Brasil ou de Portugal, não deixe de me avisar preferivelmente pelo orkut, para que avisemos aqui que a legenda está sendo traduzida e assim ninguem inicie o trabalho que você já está realizando. Indicaremos os créditos da legenda a quem a traduzir, podendo também se quiser, fazer uma indicação para o filme como essas que fazemos aqui.
- Vamos deixar uma lista com cinco filmes, que se com um determinado tempo não aparecerem tradutores ou legendas para eles iremos ficar revezando com outros filmes que também necessitam legendas em PT, e caso um filme encontre legenda, avisaremos, colocaremos o link para a legenda em PT e o deixaremos por cerca de uma semana antes que seja substituído por outro, fazendo com que todos saibam que já existe a legenda em nossa língua para o filme.
- Sabemos bem que pode demorar para que vejamos legendas para esses filmes em PT, mas de todo modo serve para que caso alguem que estiver interessado em traduzir legendas saiba quais filmes estamos aqui mais interessados em assistir.
Ps: As 7 primeiras pessoas que contribuirem com legendas para os amantes do cinema "faça você mesmo", recerão uma simbólica gratificação, que são os meus restantes convites para o makingoff, o maior, melhor e mais organizado site de downloads de filmes alternativos do Brasil e não estranhem se esse aviso voltar a aparecer em outros posts, pois para nós que fazemos o blog é de suma importância a legenda para esses filmes que tanto adoramos.
Abraços a todos.
Cynico.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Porteiro da Noite (Il Portiere di Notte, 1974)








"Viena, 1957. A sobrevivente de um campo de concentração, Lucia Atherton (Charlotte Rampling), encontra trabalhando como porteiro de hotel Maximilian Theo Aldorfer (Dirk Bogarde), um oficial nazista que foi seu torturador. O encontro faz retornar a relação sadomasoquista que tiveram."




Filme estranho, com uma história estranha, não achei lá um dos melhores filmes que assisti, mas gostei, trabalha legal a relação de vítima e torturador numa esécie de síndrome de estocolmo então está ae pra quem quiser conferir, até porque assim como variam os nossos cuzitos nossos gostos tendem a variar também.




O Gabinete do Dr. Caligari (Das Kabinett des Doktor Caligari, 1920)










"A trama resume-se da seguinte forma: dois homens conversam sobre histórias de horror. O mais jovem relata uma série de assassinatos que ocorreram em sua cidade, com a chegada do Dr. Caligari - interpretado por Werner Krauss - e seu show de sonambulismo. Contar mais do que isso é estragar as surpresas. Afinal, há muito mais a se revelar do que poderia exprimir uma sinopse grosseira."








Se não me engano, O Gabinete do Dr. Caligari foi o primeiro de filme de horror da história do cinema, se tiver alguem que entende melhor sobre isso por favor me retifique. O fato é que um filme maravilhoso já vale estar aqui tanto por sua beleza estética quanto pelo valor histórico.






Torrent + Legenda (créditos a cabelinho do fórum makingoff)



Zatôichi (2003)









"No Japão do século XIX, Zatoichi é um andarilho cego que sobrevive como massagista, que procura levar sua vida pacata, mas que não hesita em mostrar toda sua habilidade como excelente espadachim quando necessário. Em suas andanças, Zatoichi vai parar em uma vila dominada pelo bando de um homem conhecido por Ginzo, que explora os comerciantes locais cobrando abusivos impostos de "proteção". Zatoichi acaba se envolvendo ao encontrar duas gueixas que procuram vingança pela morte de todos os seus familiares."





Pra galera que curte os filmes do Takeshi Kitano, que ainda não tinha pintado por aqui no blog, esse ae é meu favorito, situações hilárias e mais uma vez brilhante atuação de Kitano como ator.





segunda-feira, 6 de abril de 2009

Pentimento (1980)





"Em um edifício monumental, um grupo de mulheres é submetido a experiências científicas obscuras, baseadas em sexualidade e crueldade. Quando o filme foi feito, este terrível jogo de poder e de impotência foi severamente condenado por alguns grupos de militantes feministas. As críticas foram imerecidas. Afinal, "Pentimento" é uma expressão da história da arte para descrever uma imagem escondida abaixo da imagem visível, dando uma dica sobre como isso evoluiu para seu estado atual."



Um dos filmes mais loucos que já vi, ou seja apreciei bastante, é bem nos moldes de Singapore Slings, sendo que Pentimento é algo bem mais experimental, ele praticamente não tem falas salvo algumas vozes que fazem parte da trilha sonora, assim não necessita legenda. Altamente indicado é um filme "Cynicozilla Pride", com sadismos libertários, viagens psicológicas, escatologias e tudo mais que papai do céu proibiu.



Torrent (ta meio sem seeds, mas vou tentando como posso semear por aqui.)

Sympathy for Mr. Vengeance (Boksuneun naui geot, 2002)








"Ryu é surdo-mudo. Sua adorada irmã precisa com urgência de um transplante de rim. Na ausência de doadores compatíveis, Ryu recorre ao mercado negro, mas é trapaceado e perde todas suas economias, bem como o próprio rim. Ryu então é convencido por sua namorada a seqüestrar a filha de quatro anos do empresário Dong-jin para custear a cirurgia de transplante. Mas o seqüestro não funciona como esperado: a irmã de Ryu se suicida e a menina raptada morre afogada. Sem outros motivos para viver, Dongjin e Ryu vão preparar implacáveis planos de vingança um contra o outro. Senhor vingança é a primeira parte da trilogia de vingança de Park Chan-wook."




Mais um clássico filme de Chan-Wook Park, não é tão bom quando o Oldboy, mas é bem violento também, uma história muito bem construída chaia fatalismos e sangue.






sexta-feira, 3 de abril de 2009

The Harder they Come (1972)







"The Harder They Come ou Balada Sangrenta (br) é um filme jamaicano de 1972 sobre Ivanhoé "Ivan" Martin (Jimmy Cliff), um pobre cidadão do interior que vai tentar alcançar sucesso musical na capital Kingston."



Aeeee filmaço jamaicano, o único que conheço desse país, mas é extremamente bem feito. Como adoro reggae também, não poderia deixar de postar essa pérola aqui, onde Jimmy Clif arrebenta total, quem precisa de Will Smith tendo o Jimmy mandando ver nesse filme de ação, e na trilha sonora: muito reggae claro.



Torrent (o filme do torrent já vem com legendas embutidas em PT-BR)


Allegro non Troppo (1977)







"Trata-se de uma sátira da animação Fantasia, realizada por Walt Disney em 1940. Bruno Bozzetto utiliza os mesmos recursos de Disney, animando peças musicais clássicas e ainda acrescentando uma mordaz crítica social em cada quadro. Em Bolero, de Ravel, nos mostra que a partir de um resto de Coca-cola abandonado por uma nave espacial se desenvolve toda a evolução das espécies e, de maneira crítica e irônica, o aparecimento do homem. Já durante Pássaro de Fogo, de Stravinsky, o diretor satiriza a gênese bíblica de forma a identificar o "castigo divino" com a moderna sociedade consumista."



Quem não conhece tem que que conhecer e assistir essa magnífica obra italiana, perfeita do começo ao fim, é como assistir aos desenhos da disney com uma forte anarquia atuando sobre eles, bem que a TV Globinho poderia passar ele algum dia, não era mesmo?





El Día de la bestia (1995)





"Um padre lunático estudioso do Apocalipse (Alex Angulo) acredita ter descoberto o dia e a hora em que o Anticristo nascerá, pelo que decide vender a alma ao Diabo com o fito de salvar o mundo do "fim total". Dessa forma, passará a praticar todo tipo de pervesidade, ademais de se unir a José Maria, metaleiro cocainômano dono de loja especializada em Heavy Metal, e também a Cavan, astrólogo pouco honesto e apresentador de programa fajuto, os quais o ajudarão na difícil tarefa de entrar em contato com o Satanás."




Mais um pouco de Alex de la Iglesia, agora acredito que seu maior clássico, apesar de eu gostar um pouco mais de "Ação Mutante". Filme divertido bacarái, galera do rock num pode perder esse, um padre maluco e sua inexorável missão de salvar o mundo do Anticristo, custando o que custar.






Dragão Elétrico 80.000 V (Electric Dragon 80.000 V, 2001)









"Quando criança, ao subir em uma torre de alta tensão, "Dragon eye" Morrison sofreu uma descarga elétrica que o carregou com a força de 80.000 Volts. Agora ele divide seu tempo entre explosões de violência, tocar sua guitarra e procurar lagartos perdidos. Thunderbolt Budd, um perito em eletricidade com o mesmo poder de Morrison, ao descobrir sua existência resolve torná-lo seu rival e atraí-lo para um duelo. Até que os dois finalmente se encontram em uma batalha com a carga de relâmpagos.O filme, além de reassumir uma forma anarco-punk dos anos 80, ressalta o submundo dos becos e telhados de Tókio, em uma linguagem visual que deve muito à arte dos mangás. Com uma trilha sonora punk e barulhenta, seu caráter audacioso é reafirmado pela presença de dois grandes ídolos do cinema japonês (Tadanobu ASANO e Masatoshi NAGASE) nos papéis principais, não escolhidos por acaso, segundo Ishii, que mostra, literalmente, a sua intenção de chocar o público."




Como todos devem imaginar adoro cinema japonês, o bizarro nos filmes de lá é tratado com total naturalidade e mais do que isso eu adoro os filmes cyber-punks japoneses, esse aí é um filme novo mas bem legal e diferente e com um dos meus atores favoritos que é o Tadanobu Asano.