domingo, 16 de maio de 2010

A Idade do Ouro (L'Age d'Or, 1930)









"Um homem (Gaston Modot) e uma mulher (Lya Lys) estão apaixonados, mas as suas tentativas para consumar a sua paixão são constantemente frustradas, por suas famílias, a Igreja e a sociedade burguesa. No final, a interlocução fala de uma orgia de 120 dias de depravados atos (uma referência ao Marquês de Sade's 120 Dias de Sodoma), e diz-nos que os sobreviventes da orgia estão prontos para sair do castelo. A partir da porta de um castelo surge a Duc de Blangis, que lembra fortemente Cristo, com suas longas vestes e barba. Quando uma menina é executada fora do castelo, o Duc conforta a menina, antes de levá-la de volta para o castelo. Um grito é ouvido e os Duc emerge novamente, a sua barba misteriosamente desapareceu. O filme corta subitamente a sua imagem final, com o couro das mulheres esvoaçantes sob vento em um crucifixo, acompanhado por música alegre. Tem sido sugerido que esta, juntamente com cenas de violência expressão no início do filme pode sugerir que a mensagem do filme é que a repressão sexual, quer sejam propagadas pela sociedade civil burguesa ou pela igreja, raças violência. Essa cena é em alusão a seqüência de abertura, que é um trecho de um curto filme sobre ciência um escorpião. Lá, são informados de que o Escorpião tem "cinco prismáticos articulações, culminando em um aguilhão '."






Mais um dos primórdios do surrealismo e da subversão no cinema.

sábado, 15 de maio de 2010

A Hora do Lobo (Vargtimmen, 1968)









"A história decorre numa ilha, onde um casal – Liv Ullmann (recém casada, na altura, com Bergman) e Max Von Sydow – vive, praticamente isolado. Ao longo do filme vamos conhecendo várias personagens circenses e vampíricas que accionam e detonam os fantasmas de Von Sydow. Liv Ullman interpreta Alma – nome igual ao da enfermeira de Persona -, uma (mais ou menos) viúva que nos conta a história do marido ou dela. Já Johan, a personagem masculina, é um pintor que se reclusa com a mulher naquela ilha, amedrontado com os mesmos fantasmas que propulsionam a sua veia criadora. John e Alma nunca dormem durante as cinco e as sete da manhã – período em que se insere a hora do lobo, supostamente o momento do dia em que, devido a atracção da lua, mais gente nasce/morre e que é também a altura mais propícia para a prática de magia – e o cumprimento deste ritual torna a mente de Johan numa entidade cada vez mais instável."




Bergman e um dos seus filmes mais estranhos.
Legendas (obs: de agora em diante vou direcionar para um link com opções de legendas distintas[quando houver, claro])

800 Balas (2002)







"Texas Hollywood é um povoado onde há décadas se produzem filmes. Lá vive Julian, um veterano do cinema que convive com Manuel, nostálgico sem remédio e Cheyene, um pistoleiro covarde e sem sorte. Ao lado de outros malucos eles ganham dinheiro divertindo turistas que visitam a cidade cinematográfica. Tudo vai bem até que aparece um garoto, Carlos, neto de Julian, que foge de uma excursão para conhecer o avô. Sua mãe é uma executiva agressiva que decide enfrentar todos os fantasmas de seu passado. Ela conta com a ajuda de seu sócio Scott, um homem sem nenhum escrúpulo. Com muita ação, sensualidade e graça, 800 Balas foi gravado em cenários originais que já foram usados em filmes de Clint Eastwood."






Homenagem de de Alex de la Iglesia aos grandes westerns, engraçado, absurdo e divertido.
Legenda






quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Ritual dos Sádicos - O Despertar da Besta(1970)



Um renomado psiquiatra injeta doses de LSD em quatro voluntários com o objetivo de estudar os efeitos do tóxico sob a influência da imagem de Zé do Caixão. O personagem aparece de maneira diferente nos delírios psicodélicos de cada um, misturando sexo, perversão, sadismo e misoginia. Vetado pela Censura Federal mesmo após inúmeros cortes e até a mudança de título (passando a se chamar ''O Despertar da Besta''), o filme jamais foi exibido comercialmente nos cinemas brasileiros.

torrent
imdb

"Mais um filme marginal... Agora é do grande gênio José Mojica Marins...O melhor filme dele e , sem duvidas, o mais perturbador. Como disse o Carlão: 'Esse bastardo molestou minha mente!".

Meteorango Kid, Herói Intergaláctico(1969)




O filme narra de maneira anárquica e irreverente, as aventuras de Lula, um estudante universitário, no dia do seu aniversário. De forma absolutamente despojada, mostra sem rodeios o perfil de um jovem desesperado, representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada de uma sociedade hipócrita. O anti-herói intergalático atravessa este labirinto cotidiano através das suas fantasias e delírios libertários, deixando atrás de si um rastro de inconformismo e um convite à rebelião.

torrent
imdb

"Bom, como eu sei que o cynico é louco pelo cinema marginal,, tou postando o filme que, pra mim, é um dos melhores. Estória bem anarquica e debochada."
Screenshots (clique na imagem para ver em tamanho real)